Você sabe a diferença entre Couro, Couro Ecológico, Suede ou Camurça?



Diferente do que muitos pensam, o couro chamado ecológico também possui origem animal. A diferença está no processo de curtimento do couro, onde gastam menos água e utilizam substâncias não poluentes. Já o couro sintético tem o valor menor em comparação com os outros, pois tem baixo custo de produção e pode ser reciclado. Ele pode ser fabricado com diferentes materiais: policloreto de vinil (PVC), poliéster, látex, nylon e até poliuretano, ele é extremamente maleável e versátil, porém sua durabilidade é bem menor que a do couro. O couro comum (pele animal após tratamento com produtos químicos) se bem cuidado, pode durar muitos anos, porém é o mais prejudicial ao meio ambiente. Você consegue identificá-lo facilmente pela textura e pelo cheiro característico da pele animal.

Uma excelente forma de usar o couro (do tipo que você quiser), no nosso dia-a- dia, é combinando uma saia desse material com uma jaqueta bomber, por exemplo. E este modelo é o hit do momento. Então, aproveita e deixa já a sua dentro carro, para não ser pega de surpresa pelo nosso clima. Ah! Lembre-se dos acessórios! Eles fazem TODA a diferença.
E esse tal de suede? Não é a mesma coisa que a camurça

Inicialmente, o material camurça surgiu do tratamento dado ao couro de um bichinho parecido com uma cabra, cujo o nome é camurça, conhecido também como cabra-montesa dos Alpes. Porém, com o passar do tempo, popularizou-se e todo efeito de polimento, com resultado macio, na parte interna do couro retirado de qualquer animal passou a ser denominado de camurça. Já o polimento feito na parte externa do couro, com resultado macio, é chamado nobuk, muito utilizado em bolsas e calçados.

Beleza. Mas e o famoso suede, que está com tudo na maioria das coleções outono/inverno deste ano? Esse é o primo sintético da camurça, pois é feito com poliéster e, se de boa qualidade, costuma ser durável e resistente. Também chamado de camurça sintética, eles possuem texturas semelhantes e é muito usado tanto na indústria da moda como na de decoração

O suede, na moda, não ficou famoso à toa. Ele traz um estilo “despojado”, cool, que vem lá do BOHO, que está bem em voga já há algum tempo. Combine-o com franjas e kimono. Dá super certo!

Resumo da ópera: o couro comum, o couro ecológico e a camurça possuem origem animal; o couro sintético e o suede são materiais sintéticos.

Por Bruna Coutinho, personal stylist e consultora de Moda/Estilo e Ana Catarina Bico é estilista e consultora de Moda/Estilo.

Fonte: www.diversidades.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVIDADES BOLSAS BOHO

O que é o estilo Boho?

Kimono, sempre Kimono!